DIOCESE
DE PATOS

A IGREJA CATÓLICA NA CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(CNBB) em sintonia com os acontecimentos atuais, em especial as eleições municipais no próximo mês de outubro, quer dizer uma palavra que ilumine e oriente todos os católicos, também chamados a exercerem um dos mais expressivos deveres de cidadão que é o voto livre e consciente.

 Inspira-nos a palavra do papa Bento XVI ao afirmar que a sociedade justa, sonhada por todos “deve ser realizada pela política” e que a igreja “não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça” (Deus Cáritas Est. 28). Participar do processo político eleitoral impulsionado pela fé é tornar presente a ação do Espírito, que aponta o caminho a partir dos sinais dos tempos e inspira os que se comprometem com a construção da justiça e da paz.

 

Função do Vereador(a) (legislativo)

1ª Legislar: Apresentar proposta de projetos para o bem da cidade, opinar e votar projetos apresentados.

2ª Fiscalizar: Acompanhar e cobrar prestação de contas com relação aos gastos municipais, bem como o gerenciamento do erário público.

Lembre-se: O vereador não é funcionário do Prefeito. É funcionário do povo. Ele deve ser fiel ao povo.

Função do Prefeito(a)(executivo)

O prefeito eleito tem a função de executar os projetos aprovados pela câmara de vereadores como também administrar todos os recursos que entram e quitar as dívidas. Isso tudo de forma transparente de modo que os cidadãos tenham conhecimento de toda receita pública.

Lembre-se: O prefeito não administra para si ele é um empregado do povo.

Função do Cidadão(a):

O cidadão(a)consciente de seus direitos e deveres políticos deve eleger os candidatos que sejam melhores para sua comunidade. Depois de eleitos os candidatos, o eleitor deve acompanhá-los em suas funções ou cargos públicos, cobrando e acompanhando-os em seus projetos. Os políticos devem responder as expectativas dos projetos apresentados em campanha.

ORAÇÃO DO ELEITOR CRISTÃO

Ó Deus, concedei-me sabedoria para escolher o melhor candidato, não pensando só em mim, mas no bem de todos.

Ajuda-me a entender que viver em sociedade é fazer política e que meu voto influencia o destino de nossa vida como cidadãos(ãs), por isso, não me deixe ser manipulado(a) por propaganda enganosa nem me permita que eu venda minha consciência por presente nenhum.

Senhor, que eu saiba respeitar os que pensam e agem diferente de mim. Dai-me força para junto com meus irmãos, crescer como ser humano, fazer amigos e ser feliz.

Que o Espírito Santo ilumine as nossas mentes, para que antes de votar pensemos na possibilidade de uma sociedade descente, onde os direitos de todos sejam respeitados.

Para que esse sonho se realize faz-me entender que a minha participação não se limita apenas a votar, mas no envolvimento na comunidade, no movimento popular, no sindicato e na associação.

 Por Cristo nosso Senhor. Amém!

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS