Abri meus lábios num canto de amor! Com este trecho do canto de abertura e sob as luzes do Santo Espírito foi iniciada a celebração da 5ª noite da Festa Da Guia – 2013.
Como noitários foram acolhidos a Forania do Vale do Sabugy, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a PASCOM, dízimo e dizimistas além das áreas de missão da paróquia Catedral.
A novena foi presidida pelo Pe José Ronaldo Marques Pároco da Catedral e Vigário Geral da Diocese e concelebrada pelos padres: Pe Damião Rogério, Pe Jair Tomazella, Pe Francisco Mota ( filho de Patos e pertencente ao clero de Recife), Pe João Evangelista, Pe Elias Ramalho e o Pe Evandro Romero que anima a celebração.
Como em todos os dias a Catedral ficou pequena para tamanha multidão que lotou o templo dedicado a Santíssima Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora Da Guia e a parte lateral da Catedral denominada de Largo Dom Gerardo Andrade Ponte.
Aleluia, vamos com Maria escutar foi assim o canto de aclamação ao Evangelho, a boa nova proclamada pelo Pe Elias Ramalho administrador da paróquia de Santa Luzia na cidade do mesmo nome.
O Reverendíssimo Pe João Evangelista pregador iniciou saudando seus irmãos no ministério sacerdotal, paróquias da Forania do Vale do Sabugy e todos os presentes na Igreja Catedral por ocasião da Festa de Nossa Excelsa Padroeira Diocesana.
Dialogando de forma homilética com a assembléia o pregador induziu a todos a repetirem o tema central da Festa Da Guia, Maria modelo de Fé e o seu lema: “Feliz aquela que acreditou”, trecho do evangelho de Jesus Cristo narrado por São Lucas em seu capítulo 1 versículo 45.
É preciso ter as mesmas atitudes da mulher que acolhe com misericórdia, que todas as pastorais demonstrem a mesma Fé sem acepção de pessoas e fugir da figura do fariseu legalista, sério e incapaz de perdoar e amar sem medidas.
Um ato de Fé é amar sem julgamentos, como diz a sagrada escritura e deve ser encarado por todos os seguidores e seguidoras de Jesus Cristo com misericórdia e não com preconceito.
Um momento sempre repleto de emoção é o canto da ladainha de Nossa Senhora Da Guia, uma composição de Mário Leitão devoto de Nossa Senhora e filho ilustre de Patos.
A novena foi encerrada com o canto do hino de Nossa Senhora Da Guia e a subida de todos os noitários ao altar para próximo de sua imagem.
A parte social da festa ficou por conta de Pedro Carpelli e Banda animando o pavilhão central da festa enquanto os devotos se confraternizavam num clima de entusiasmo e alegria.
–
Texto: Carlos Silva – Pascom Diocesana
Foto: Glauber Alves – Pascom paroquial/diocesana